"A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo."
Joseph Addison
Esperamos ser reconhecidos como uma instituição de referência na área educacional, buscando novos paradigmas com a certeza de que seremos a melhor opção de escola com perfil católico, ecumênico, para educandos e profissionais da educação, aprimorando a qualidade das relações humanas.
terça-feira, 30 de outubro de 2012
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Gabarito atividade de Ciências - 6º s e 6º ss
|
QUESTÃO 01
As plantas possuem
pigmentos responsáveis pela captação da energia solar. Escolha, entre as
alternativas abaixo, aquela que melhor representa o fluxo dessa energia:
A)
XA
energia solar captada pelas plantas é transformada em glicose passa para os
animais herbívoros, que por sua vez transmitem aos outros animais que se
alimentam desses, seguindo uma cadeia alimentar.
B)
Ao
realizar a fotossíntese, as plantas liberam o oxigênio que é absorvido pelos
outros seres através da respiração.
C)
A
energia solar, transformada em glicose pelas plantas, é absorvida pelos outros
seres pela pele.
D)
Os
consumidores secundários necessitam de outros processos para conseguirem um
ganho de energia significativo.
QUESTÃO 02
Descreva o ciclo da teníase.LIVRO PÁGINA 26_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 03
O que são liquens? SÃO EXEMPLO DE SIMBIOSE, FORMADO POR FUNGOS E ALGAS.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 04
Justifique
o fato de pessoas com febre amarela terem sintomas como febre em intervalos regulares. OS MOMENTOS DE GRANDE EXPLOSÃO DE HÉMACIAS E
LIBERAÇÃO DE PROTOZOÁRIOS SÃO RESPOSNSÁVEIS PELAS FEBRES EM INTERVALOS
REGULARES
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO
05
Leia o texto e complete as frases.
O
pé de milho produziu seu alimento através da fotossíntese e desenvolveu-se.
Dele nasceram
duas espigas de milho. O porco alimentou-se
com o milho. O homem comeu a carne do porco.
Depois o pé de milho morreu e serviu de
alimento para fungos e bactérias.
a) O ser produtor é PÉ DE FEIJÃO_____________________________.
b) O primeiro consumidor é
O PORCO _______________________.
c) O segundo consumidor é O HOMEM_______________________.
d) Os seres decompositores são os FUNGOS e as BACTÉRIAS.
QUESTÃO
06
Como saber se um ser vivo é ou não um
produtor? Dê exemplo de seres produtores.
O PRODUTOR É CAPAZ DE FAZER FOTOSSÍNTESE, COMO
EXEMPLO AS PLANTAS E AS ALGAS.________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.QUESTÃO 07
As espécies de capim que crescem nos campos da
Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África, mas
todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos
da Austrália vivem cangurus, nos da África há zebras e na América do Norte há bisões.
Todos esses animais exercem em seus ecossistemas a função de:
a)X Consumidores primários
b)
Consumidores secundários
c)
Consumidores terciários
d)
Decompositores
e)
Parasitas
QUESTÃO 08
O
aproveitamento das algas pelo homem torna-se cada vez mais acentuado. Em certos
países asiáticos, as algas já fazem parte da dieta humana. Neste caso o homem comporta-se como:
a) XConsumidor primário
b) Consumidor secundário.
c) Consumidor terciário.
d) Produtor.
e) Decompositor.
QUESTÃO 09
Diferencie
uma teia alimentar de uma cadeia alimentar.
UMA TEIA ALIMENTAR E CONSTITUIDA POR UM CONJUNTO DE CADEIAS
ALIMENTARES E A CADEIA ALIMENTAR É UMA SEQUENCIA DE ELOS ONDE UM SER VIVO SERVE
DE ALIMENTO PARA O OUTRO.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
terça-feira, 2 de outubro de 2012
FEIRA DE CULTURA - 2012
“Que lindo e simples resumo da tarefa da educação! Plantar jardins, construir cidades-jardins, mudar o mundo, torná-lo belo e manso. E espalhar sonhos, porque jardins, cidades e povos se fazem com sonhos.” Rubem Alves
Queridos alunos,
A Feira de Cultura demonstrou o poder que você tem de transformar pessoas. Toda a comunidade escolar está encantada com mais uma mostra de que é possível sonhar e acreditar no potencial de nossos educandos.
Parabéns pelo empenho, dedicação e muito obrigada por você fazer parte da família CEC-Diocesano.
Assinar:
Postagens (Atom)